Psicomotricidade

O papel na promoção de competências pré-académicas

O que são as pré-competências ?

Atualmente, são cada vez mais comuns os casos de crianças que chegam à idade escolar e que não apresentam os chamados pré-requisitos, ou seja, as competências que estão na base das aprendizagens académicas. Consequentemente, podem apresentar mais dificuldades na aprendizagem e consolidação de conceitos, da leitura, da escrita e da matemática, afetando a autoestima e autoconfiança fazendo com que se sinta triste, pouco competente e frustrada. 

Que competências devo reconhecer no meu filho?

 

  • Tonicidade e Postura: permitem a manter uma postura adequada, otimizando o seu ângulo de visão e a segurar no lápis/caneta com a força ajustada e de forma económica.
  • Lateralidade: A existência da preferência por uma das mãos, olhos, pés e ouvidos na realização das tarefas é importante para a integração bilateral do corpo, tão necessário, por exemplo, no estabelecimento da mão com que a criança escreve.
  • Noção do Corpo: a consciência corporal e o reconhecimento da direita e da esquerda em si e no meio, permitirá à criança utilizar o seu corpo adequadamente e o tê-lo como ponto de referência e orientação em relação ao espaço externo.
  • Estruturação Espacial: a compreensão de noções espaciais (cima/baixo, trás-frente, próximo/distante) e a capacidade de se situar no espaço é necessário para a orientação/organização do texto na folha, reprodução de formas geométricas, ordenação dos números, distinção de letras espacialmente similares e na adequação do tamanho da letra ao espaço disponível.
  • Orientação Temporal: conceitos temporais (antes/depois, primeiro/último) e capacidade de ordenar acontecimentos no tempo, serão necessários para a compreensão e sequencialização numérica ou de ideias num texto e para o ritmo de leitura, de modo perceber a sequência de sons numa palavra.
  • Motricidade Fina: a realização de movimentos com precisão e destreza a nível das mãos e dedos, a capacidade de realizar recortes ou segurar adequadamente num lápis terão impacto na aquisição da escrita/grafia.

 

 

Se tem dúvidas quanto a estas pré-competências, ou para uma avaliação individualizada das mesmas, entre em contacto connosco.

Psicomotricista Joana Alves

Licenciada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Navegação:

Home

Hygia

Blog 

Contactos

Horário de atendimento: 

  • Segunda a sexta das 9h às 20h 
  • Sábados das 9h às 13h

Contactos: 

  • Email: geral@hygia.pt
  • Telefone: 253 17 68 68

 

Pretendemos desenvolver um trabalho coerente e de referência, baseado na mais recente evidência científica e clínica.