Fisioterapia
Pé plano
Definição de pé plano
O pé plano define-se como a ausência do arco longitudinal interno em carga. Implica alterações a nível do alinhamento ósseo, tensão ligamentar e função muscular. Pode ser classificado em flexível ou rígido, dependendo da mobilidade da articulação subtalar e outras articulações do pé, e se surge ou não arco interno quando a criança se coloca em pontas dos pés.
No pé plano flexível o arco interno surge quando a criança se coloca em pontas. É o mais comum, sendo observado em 45% das crianças em idade pré-escolar e em cerca de 15% das crianças com mais de 10 anos. Apresenta maior incidência no sexo masculino, crianças com excesso de peso, com hipermobilidade articular ou na presença de história familiar. Na maioria dos casos é assintomático, pelo que a Ordem dos Médicos defende que “é seguro e apropriado adoptar uma atitude meramente observacional” no seguimento destes casos. Uma pequena percentagem pode apresentar sintomas de dor e fadiga localizada, redução da mobilidade e retração na participação em actividades físicas e brincadeiras. No adulto, está ainda associado a lesões de sobreuso das extremidades inferiores como a fascite plantar e a síndrome de stress medial da tíbia.
No pé plano rígido o arco interno não surge quando a criança eleva os calcanhares e pode estar associada a diversas condições neurológicas; genéticas (osteogénese imperfeita, síndrome de Down ou Marfan); ou de alterações de colagénio (ex:Ehler’s Danlos). Conduz a dor e a incapacidade, e requer sempre tratamento. Também o pé flexível sintomático ou com sinais mais subtis de evitamento de actividade física, alteração da marcha ou quedas frequentes requerem tratamento.


Papel da Fisioterapia
O objectivo da Fisioterapia nesta condição nem sempre é reverter permanentemente as alterações do pé e tornozelo, mas sim limitar a progressão da deformidade e reduzir a taxa de complicações secundárias na cadeia cinética do membro inferior. Este objectivo é conseguido através da normalização da mobilidade do tornozelo e pé e implementação de um programa de treino muscular específico.
Evans e Rome. A Cochrane Review of the evidence for non-surgical interventions for flexible pediatric flat feet.Eur K Phys Rehabil Med.2011;47:69-89
Okamura et al.Effects of plantar intrinsic foot muscle strengthening exercise on static and dynamic foot kinematics: a pilot randomized controlled single-blind trial in individuals with pes planus.Gait and Posture.2019
Turner C et al.A guide do the management of paediatric pes planos.The royal austalian college og General Practionioners.AJGP.2020.
Unver, Erdem e Akbas.Effects of short foot exercises on foot postura, pain, disability and plantar pressure in pes planus.Journal of sport rehabilitation.2019.

Horário de atendimento:
- Segunda a sexta das 9h às 20h
- Sábados das 9h às 13h
Contactos:
- Email: geral@hygia.pt
- Telefone: 253 17 68 68
Pretendemos desenvolver um trabalho coerente e de referência, baseado na mais recente evidência científica e clínica.
