Fisioterapia
Como um pilar de bem-estar
Qual o principal objetivo da fisioterapia
- Neurologia (AVC, esclerose múltipla, Parkinson),
- Neuromúsculoesquelética (whiplash, dores nas costas, ATM, lesão desportiva),
- Respiratória (asma, DPOC, fibrose cística),
- Saúde da Mulher e Homem (incontinência urinária e alterações do soalho pélvico),
- entre outras.
Como nasceu a fisioterapia?
A ideia de usar meios físicos para curar e restaurar as funções do corpo foi desenvolvida ao longo de milhares de anos e foi durante os séculos XVII, XVIII e XIX que se desenvolveu o corpo de conhecimentos que deu origem à Fisioterapia.
A designação de Fisioterapeuta surge em Portugal, num documento oficial de 1918, num período de pós 1ª Guerra Mundial. Esta originou um elevado número de militares incapacitados, tendo a Fisioterapia desempenhado um papel importante na reeducação destes militares, evidenciando a intervenção e a possibilidade de restaurar as capacidades funcionais. Em 1957, têm início os primeiros Cursos de Preparação de Agentes Técnicas de Fisioterapia. Mais tarde, esta formação foi regulamentada pela Portaria nº 22034, de 4 de Junho de 1966, com a criação da atual Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Esta portaria marca a introdução oficial em Portugal do título de “Fisioterapeuta”.
O desenvolvimento da Fisioterapia em Portugal acompanhou a evolução verificada nos restantes países europeus. Deste modo, após um início ligado à reeducação de mutilados de guerra, posteriormente expandiu-se a novas áreas como a Respiratória, Saúde da Mulher ou Envelhecimento. Ao longo de toda a sua história, o exercício clínico foi dinâmico, adaptando-se às necessidades da sociedade na resolução das alterações do movimento e da função.
A fisioterapia como um pilar do bem-estar
Horário de atendimento:
- Segunda a sexta das 9h às 20h
- Sábados das 9h às 13h
Contactos:
- Email: geral@hygia.pt
- Telefone: 253 17 68 68
Pretendemos desenvolver um trabalho coerente e de referência, baseado na mais recente evidência científica e clínica.
